Quinta-feira, 28 de Outubro de 2010
Actividade Projecto de Dissertação - How B|P Researched Spore

Problema: 

- De acordo com a tarefa solicitada, concluí que o problema em causa consiste no teste e na avaliação do estado comportamental dos utilizadores da aplicação, baseando-se principalmente em pesquisas de carácter qualitativo. Assim, é possível analisar o modo de relacionamento dos utilizadores com a aplicação e as suas preferências.

 

Metodologia normalmente utilizada:

- A metodologia base utilizada é a metodologia Focus Groups, onde os utilizadores são confrontados com um teste ao jogo/aplicação e perante as suas reações, opiniões e comentários, uma pessoa da empresa responsável pela aplicação vai tirando notas de acordo com o estado do utilizador (reacções tipo, opiniões, sugestões, ...). Assim permite a correcção de algum problema atempadamente e minimiza o problema e os custos de nova elaboração e implementação no mercado.

 

Problemas nessa metodologia:

- Neste tipo de metodologia, os utilizadores poder-se-ão sentir um pouco incomodados e controlados por estar a seu lado uma pessoa responsável pelo desenvolvimento do software em causa, nos encontros pós teste os utilizadores podem não se sentir confortáveis para expor a sua opinião ou mesmo tempo de antena para o fazer, reduzindo assim a credibilidade da sessão aplicativa.

 

Nova abordagem metodológica:

SNERD (Simulated Native Environment Research Division), tal como o próprio nome indica, trata-se de um ambiente nativo, ou seja, os utilizadores estão num ambiente familiar, aumentando assim o nível de conforto e de "à vontade". O tempo de "teste" é relativamente maior, permitindo assim uma maior exploração por parte do utilizador, ao mesmo tempo que lhes é possível descrever as suas opiniões e expressões, com um controlo mais reduzido por parte dos observadores da empresa responsável que estarão, fora daquele local, a controlar a aplicação e suas reacções. 




.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.posts recentes

. Alteração do Índice do En...

. Modelo de Análise

. Metodologia de Investigaç...

. Novo Índice Provisório

. Metodologia mais adequada

. Índice provisório do enqu...

. Autores relevantes

. Actividade Projecto de Di...

. Finalidade e palavras-cha...

. Actualização

.arquivos

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

.tags

. todas as tags

.links
blogs SAPO
.subscrever feeds